Cubo Mágico pode ser resolvido em até 20 movimentos

Uma equipe de pesquisadores, usando dados doados pelo Google, descobriram que cada configuração possível do Cubo Mágico pode ser resolvida em 20 movimentos ou menos. Particularmente, eu consegui completar o lado amarelo.

Sim, é verdade: cada uma das 43.252.003.274.489.856.000 posições possíveis do Cubo Mágico podem ser resolvidas em até 20 movimentos.

Esse valor – o número máximo de movimentos necessário para resolver o Cubo usando os algorítimos mais eficientes possíveis – é chamado de Número de Deus. Em 1981, os pesquisadores acreditavam que o número era 52, ou até mais. Em 2005, era 28. E agora, usando um programa que pode resolver o Cubo em 20 segundos – graças a uma monstruosa máquina doada pelo Google, que fez em pouco tempo o serviço estimado para ser feito em 35 anos – foi comprovado que o número exato é 20.

Claro, para os fãs do Cubo, há uma pilha de questões matemáticas interessantes a serem descobertas. Para o resto do mundo, fica a cruel constatação que aqueles 400 movimentos foram em vão. [Cube 20 via Slashdot]

Anúncios

Uma resposta

  1. Isso é trollagem mor!
    Eu abria o meu e montava em 20 movimentos. :B

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: